Mensagem de Sagitário

Rio Doce Rio

Rio Doce, Doce Rio, teu momento é Vazio,
tens a Vida por um fio. Quem te vê, quem te viu!
Amargas a dor dos teus filhos,
homens-máquinas sempre sobre nos mesmos trilhos.
Falta de Planejamento é sempre o mesmo argumento,
acusações, punições, grilhões que aprisionam sempre o mesmo lamento.
Nada disso te salvará da tua Sina.
Rio morto, Rei Torto, cais sem porto, cidades em ruína.
O Desmoronamento de uma Barragem é o Detrimento da tua Imagem.
Perdeste o Espelho do Céu, arruinaram teu Sentido, teu Papel,
Adiaram o banho da Sereia-Menina, tentam sabotar tua Mensagem,
encobrindo teu Rosto e tua margem com boias de véu.
Montes Claros, Belo Monte, Mariana, Minas Gerais, Espírito Santo,
perdoem nossos iguais que tanto Maculam o teu Manto!
Estamos na Era do Mastodonte,
perdemos nossa Identidade, embarramos nossa Verdade,
estamos destituídos do Belo Horizonte.
Rifamos a nossa Sorte, entregamos o Ouro para o Bandido,
envenenamos teu Leito já tão sofrido, estamos sem Rumo e sem Norte.
O Minério que por ti escorre, enquanto encobre tudo o que morre,
representa todo dejeto industrial, residencial e moral que a ti acorre,
com o "Judásico" Beijo que te contamina.
Tu que és nascido da Mina,
Aquela que te Determina, a Mina da PazCiência,
e que, dia após dia, entre a Tristeza e a Alegria,
transportas a Água Viva da Consciência!
Não...
Não cabe em mim essa Dor!
Machuca meus ouvidos o teu Clamor!
Com um único pedido, apenas para que devolvam a Tua Cor,
tua Transparência de Pura Impermanência,
teu Vagar, tua Congruência!
Sim...
Sim, Doce Rio Doce,
Eu ReConheço a Tua Dor!
Tua Dor também é minha,
tua Solidão não está sozinha.
Tudo o que te ofereço
é meu Coração e minha Lança,
minha Espada e minha Esperança,
e, das Profundezas do meu Discernimento,
- que seja a ti uma Lágrima e um Sorriso de Alento! -
o melhor do meu melhor para devolver a Tua Cor,
tudo o que minha Compreensão alcança do que é o
Amor.

Comentários

Postagens mais visitadas