Mensagem de Urano no Chão de Touro

EDUCAÇÃO É SAÚDE
Na infância, somos,
inconvenientemente,
perguntados,
por adultos adulterados,
o que queremos ser
quando crescermos,
pergunta que fazemos
vida à fora,
à toda hora, a nós mesmos:
O que eu vou ser
quando crescer?...
Desde tenra idade até agora,
passando pela minha mocidade,

sempre achei a pergunta mais estúpida a se fazer,
especialmente a uma criança que acaba de nascer,
com tanta vida para viver, com tanta história pra escrever.
Então, escolhi uma outra pergunta para fazer a mim mesmo, enquanto crescia,
e isso era tudo o que eu sabia:
O que mais eu posso ser quando crescer, se já sou tudo o que posso conceber!?!
Sou herói, sou vilão, sou artista, engenheiro, motorista, tecelão, carpinteiro,
sou cantor pra cantar o que eu quiser, sou pescador pra pescar o que eu puder,
sinto amor, sinto raiva, sinto medo, guardo o melhor de mim em segredo,
sinto alegria, euforia, tristeza, fome, frio, calor, melancolia, 
pra dor, sou curador, de mim mesmo, enfermeiro e doutor,
meu psicólogo é o violão, minha terapeuta astróloga, minha canção
que sabe tudo de mim, traduz meu pensamento, deduz meu argumento,
produz meu unguento, meu remédio, tira-me do tédio,
interpreta meu sim e meu não,
tudo o que eu quero ser quando crescer, dentro e fora de mim,
por inteiro, começo, meio e fim, sem que se saiba o que vem primeiro,
simples, dolorosa e amorosamente assim.
Na minha infância eu amava muitas coisas,
dentre elas, caçar e pescar,
porque representavam a possibilidade da Liberdade, 
de estar no mato, no rio, no açude, no silêncio, sempre em contato,
amava também jogar bola-de-gude, e conversar,
especial e atentamente com os velhinhos, minha vó e os vizinhos.
Foi assim que aprendi a, pacientemente, ser quem eu sou,
intuitivamente, saber pra onde e por onde vou,
decisivamente, caminhar sozinho e, cedo que dói, abandonar o ninho,
piscianamente, desviar das pedras e dos espinhos,
e irreverente e aquarianamente, a encurtar caminhos.
Assim fui educando a mim mesmo sob o olhar do Outro,
esse outro a que, agora, empresto o meu olhar, minha Escuta, meu jeito de Amar;
esse outro que chamamos pai, mãe, irmãos, amigos, namorada,
o outro que, pela Graça do Encontro, nos ajuda a viver;
esse outro que chamamos ambiente, natureza, situação, conflito, terrena jornada,
o outro que, pelo Impulso das Circunstâncias, nos impele a crescer,
pois Tudo é caminho, e ninguém está sozinho,
tudo é Mestre pra quem, inexoravelmente, decide Aprender a Aprender.
Hoje, meu corpo parou de crescer,
a criança, o adolescente, o jovem, dentro de mim, insistem em permanecer.
Por isso, meu compromisso, é com a Educação,
a Educação que cultiva, no aprendiz, Ouvidos no Coração e Olhos de Ver;
a Educação que nos Ensine a Viver no Presente de Todas as Vidas,
a conviver com a dor, o amor e tudo o que se sente,
e permanecer, sem perecer, no Caminho do Coração, e a Curar nossas Feridas;
a Educação com a qual vamos Aprender a Aprender a AMAR,
com respeito, reverência e devoção à Criança que é pura Dana,
e ao Ancião que é pura Informação,
e, entre ambos, a Juventude, AoBemSoada pela Serena Atitude
com que Semeamos e Colhemos Saúde e Plenitude.

Comentários

  1. Uma vida é pouco para se aprender e viver.Voltare para absorver cada palavra de ensinamento contida em sua Crônica.
    Estou um pouco cansada deste dia proveitoso. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto-me tocado por teu interesse nas palavras e ensinamentos que me chegam para partilhar, Efigênia. Elas estão aqui, pela Graça da Grande Vida, para todas, mas poucos são os que se escolhem.
      Que a tua Jornada pelas Minas de Crônicas Astro Lógicas do Blog Café e Foco te conduzam ao teu Tesouro.

      Excluir
  2. Muitas vezes gosto de voltar à reler o que me tocou. É lamentável que algumas pessoas tenham dificuldade de separar o que é bom do que é lixo neste meio de comunicação. É um publico complicado para aceitar mudanças, principalmente às que implicam o que você propõe. Minha sorte é que tenho em meu Facebook, pessoas que conhecia antes do Face. E durante anos relutei e reluto em adcionar estranhos no ninho. É isso meu amigo. Seguimos à estrada da Vida.
    Obrigada Beijos 🙏♥️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia com Alegria, Efigênia.
      Estive um tanto afastado das Letras, pois estava com dificuldade de leitura. Estive dedicando-me mais ao Canal Café e Foco no YouTube, com os Vídeos.
      Graças por tua companhia por aqui.
      Estamos juntos e em marcha rumo ao melhor do nosso melhor.

      Excluir

Postar um comentário

😊🙏 Bom dia com Reverência e Alegria!
BEM VIND@ AO BLOG CAFÉ E FOCO.
Graças por tua Leitura e tua Companhia!
INSCREVA-SE no Blog para:
- Receber Atualizações;
- Comentar e Partilhar as Postagens;
- Para que teu nome apareça na Lista de Seguidores;
- Para que teu nome apareça nos teus comentários nas Postagens.
E vamos conversar para ReConhecer a Arte de Aprender a Aprender a AMAR.
Te acolho com carinho.

Postagens mais visitadas