Mensagem de Saturno

Capricórnio: Poder no Trabalho



Capricórnio, teu nome é Trabalho, trabalho em nome do Serviço que é teu Viço, não vício, não em nome de tarefas que produzem mais atrapalho do que confirmam o Compromisso.
A palavra Trabalho tem origem do Latim, três paus usados para um terrível fim, uma forma de tortura para destituir a figura de um indivíduo tido, para os donos da ditadura, como ruim.
Esse estigma permanece em nossa memória celular coletiva, onde trabalho é sinônimo de palmatória regulamentar produtiva.
Vamos usar, trabalhar e brincar com o Verbo LABORAR, sem pretender etimologizar ou sinonimizar, mas ressignificar e dar-lhe o sentido que queremos lhe dar.
Lab (laboratório), Orar (rezar). Portanto Laborar é Rezar no Laboratório, o qual jamais é permanente, pede sempre uma nova lente, pois é sempre mutatório.
Laboratório, poderíamos, por que não?, chamar de Templo ou Altar, que seriam os lugares tidos, pela instituída razão, como os mais adequados para rezar.

Teu Templo, Capricórnio, está em todo e qualquer lugar, mas teu Espaço Sagrado são as montanhas, cheias de mistérios em suas entranhas, fora do mundo das artimanhas, de onde podes melhor Laborar, pois as montanhas tudo enxergam, prostram-se, mas não vergam, fazendo-se, assim, o observatório perfeito, de fato e de direito, onde aprender a governar.

Tua Oração é o SerViço, Capricorniana, Capricorniano, onde aprendes a Arte de Amar;

teu Talento é teu Viço, Saturniano, de onde extrais o teu plano, da tua energia infantil,
teu poder de Criar.

Tu és, do Monte Matriz, o Mestre Guardião, o General do Exército da Regeneração,

o Sábio Ancião que, pela Intuição, sabe o que diz, por saber-se Eterno Aprendiz, que rejuvenesce a cada instante, na medida em que se torna mais importante aos seus iguais e se desapega dos bens materiais, ao voltar às Fontes dos Elementos Ancestrais.

Não deixa que a tentação de "ser maior" por estares na montanha te faça cair no abismo de areia movediça do egocentrismo e da ganância, onde todos sobrevivem de barganha, onde todos se perdem, ninguém ganha, onde os urubus espreitam tua carniça, os "amigos" são as hienas da cobiça, os parentes se fartam do teu falso altruísmo e os inimigos são os vermes que se alimentam da tua autoimportância. 
A fim de cumprires tua Terrena Missão e tua Promessa, filho, filha de Saturno, 
antes de entrares no Oratório que guarda teu ser-saber-fazer compulsório, nascido do Monte Observatório do teu Labor Diurno, reconcilia-te com teu irmão em toda expressão de vida, 
em tudo refletida, em cada olhar que te elucida, em cada voz que se confessa, em cada Instante Sagrado que, ao recolhimento, afim de aperfeiçoares teu autogerenciamento, renovadamente, te convida.

Que teu Natal, em seu sentido Original, seja, progressivamente, mais frugal,

de modo que sejas mais leve na lida com teu ser animal,
e que tua Semente caia no Terreno Fértil do Meio do Céu Essencial,
que a tua Flor floresça no lodo do Pântano Existencial,
e que teu Fruto transcenda o amargor do cascalho bruto
e transborde em seu Autêntico Sabor Espiritual!

Eis a Alegria de Ser Universal.
Em marcha, filhos e filhas de Saturno,

na partilha do Melhor do seu melhor,
rumo a um Feliz Natal.

Comentários

Postagens mais visitadas